Perve Galeria

Notícias Anteriores

"W.R.S." - 5.º aniversário da Casa da Liberdade - Mário Cesariny | 02.11 > 22.12.18

WRS banner
 
 
CASA DA LIBERDADE – MÁRIO CESARINY e PERVE GALERIA | Localização: Mapa | Horário: 3ª feira a Sábado, das 14H às 20H

 

PT | A 2 de novembro, no dia em que cumpre o 5º aniversário da Casa da Liberdade - Mário Cesariny e em que passam 12 anos sobre a última exposição do poeta e pintor surrealista Mário Cesariny de Vasconcelos, ocorrida na Galeria Perve, as duas instituições abrem as portas conjuntamente para acolher a exposição coletiva "WRS | Resistence, Revolution and Sunflower (the dreamers effect)", que pretende refletir sobre as múltiplas guerras, não apenas as bélicas, que assolam a nossa vivência nas sociedades contemporâneas globalizadas.
Subintitulada Resistência, Revolução e Girassol (o efeito dos sonhadores), a mostra reúne autores provenientes de diversas latitudes que têm demonstrado, ao longo do seu percurso artístico, uma constante atitude de inquietação perante o estado do mundo e os sucessivos conflitos que vão deflagrando.
O mote desta exposição parte do projeto "War is Stupid" que foi iniciado em 2015 por Tchalé Figueira, autor cujo trabalho, desenvolvido a partir de Cabo-Verde, tem alcançado projeção internacional. A série aqui exposta reúne pinturas de grande dimensão que retratam a visão pessoal do artista sobre as atrocidades da guerra.

 

Ler mais: "W.R.S." - 5.º aniversário da Casa da Liberdade - Mário Cesariny | 02.11 > 22.12.18

Finissage de Exposições | 17 de Dezembro, 17h-20h

banner-site-finissage

PT | Na tarde de dia 17 de Dezembro, Sábado, terá lugar na Perve Galeria e na Casa da Liberdade - Mário Cesariny a finissage da exposição antológica de  Regina Frank "The Art ist Present" e da exposição “Evocando Mário Cesariny”, que assinala os 10 anos passados sobre a sua morte.

Num momento privilegiado, os visitantes terão a oportunidade de ser conduzidos pela autora e pelo curador através das exposições e assistir a:

> Performance da autoria de Regina Frank.

> Lançamento da edição especial do catálogo de cada uma das mostras, disponíveis em 20 exemplares assinados e numerados por Regina Frank e Carlos Cabral Nunes (curador). 

A edição "The Art ist Present" é acompanhada de litografia assinada como prova única de Regina Frank e a edição “Evocando Mário Cesariny” é acompanhada da serigrafia “Cruz” (2006) da autoria do pintor e poeta surrealista e por ele assinada e numerada.

> Sessão de música experimental com Ernesto Rodrigues (Viola), Nuno Torres (Alto Sax), Guilherme Rodrigues (Violoncelo) e Ricardo Guerreiro (Computador).

Tributo a Cesariny | 26.11.2016 | 17h-20h

evento

Casa da Liberdade - Mário Cesariny

apresenta a 26 de Novembro entre as 17h-20h.

Tributo a Mário Cesariny


No exacto dia em que passam 10 anos sobre a morte de Mário Cesariny, decorre na Casa da Liberdade, sessão performativa e poética de tributo a esta figura tutelar do movimento surrealista português.

Por entre desenhos, pinturas, poemas-objecto, colagens e esculturas, que Cesariny realizou entre os anos 1940 e 2000, e que ali se mostram por estes dias na exposição "Evocando Mário Cesariny", são várias as vozes que tomam para si as palavras do poeta.

Os poemas onde se auto-afirmou, a estética e a ética que abraçou ganham vida numa tarde-noite singular onde Cesariny é colocado a descoberto.

MarioCesariny
CarlosCabralNunes-RogerioSamora
PoesiaDeMarioCesariny
AndreGago
 

Participações especiais de: Rogério Samora, André Gago, "Os Pato Bravo" (Frederico Coutinho, Marina Albuquerque, Pedro Sousa Loureiro, Sara Inês Gigante, Tania Leonardo e Vítor Silva Costa).

Na Perve Galeria, na porta ao lado, decorre também a performance da artista alemã Regina Frank: "Collection Tautologique & Moral", com participação especial de Isadora Lima, João Rodrigo Neto e Rita Frazão.

Esta sessão especial é também um momento oportuno para ver ou rever as exposições: "Evocando Mário Cesariny", que mostra o retrato da mais militante e genuína personalidade do movimento surrealista português e "The Art Ist Present", a 1ª exposição antológica de Regina Frank em Portugal.

Entrada Livre!

 

 

 

Finissage de exposições | 16.12.2017

 
No encerramento da exposição "Al.em Marcha", haverá uma festa na Sociedade Boa União. 
Aqui fica o cartaz-programa da iniciativa que tem início às 20.30h e se prolonga até às 23h de Sábado, dia 16.
Recomendamos a visita, durante a tarde, à exposição na Perve Galeria (entre as 14h e as 20h) e
ao1º núcleo da retrospectiva de Fernando Aguiar patente na Casa da Liberdade - Mário Cesariny. 
Depois, é só descer pelas vielas de Alfama, até ao Beco das Cruzes nº 9 e juntar-se à festa.
 
 
Finissage marchas         Aguiar Finissage2

Conferência e exposição na I Bienal de Gaia

11705523 10207300207287226 8001720663267343324 oConferência “Coisas Comuns. Museus, Centros de Arte e Galerias de Arte Contemporânea”

17 de Julho de 2015, 10h30 | Convento Corpus Christi

(Largo de Aljubarrora, à beira-rio), Vila Nova de Gaia

>>> Clique para ver: PROGRAMA DA CONFERÊNCIA

 

No âmbito da 1ª Bienal de Arte de Gaia decorre 6ª feira, dia 17 de Julho, a partir das 10h30 Conferência subordinada ao tema  “Coisas Comuns. Museus, Centros de Arte e Galerias de arte Contemporânea”.  

A conferência terá lugar no Convento Corpus Christi, onde actualmente está patente a exposição "o Cadavre-exquis e seus mentores", que Carlos Cabral Nunes, director da Casa da Liberdade - Mário Cesariny, foi convidado a comissariar para a Bienal.

O curador integra também o painel de oradores da conferência, com a comunicação “As Galerias no Contexto da Arte Global” (a partir das 15h).