Perve Galeria

14º Aniversário da Perve Galeria | 15 Mar - 12 Abr 2014

Clique para ver: Imagens em Alta Resolução | Catálogo14Aniv PG fc

PERVE GALERIA de Alfama e a CASA DA LIBERDADE - Mário Cesariny apresentam de 15 de Março a 12 de Abril uma exposição comemorativa, que assinala os 14 anos de existência da Perve Galeria.

Esta mostra coletiva perpassa retrospetivamente as exposições e iniciativas realizadas ao longo dos últimos 12 meses e, simultaneamente, documenta o percurso empreendido pela galeria ao longo de quase década e meia de vida desta galeria que, tendo por base um programa abrangente e ambicioso, das artes da Lusofonia, ao Surrealismo, ao experimentalismo e aos caminhos multidisciplinares da contemporaneidade, se tem vindo a afirmar progressivamente no meio artístico nacional e internacional.

CASA DA LIBERDADE - Mário Cesariny, a mais recente e importante realização da PERVE GALERIA, junta-se também à celebração, evocando e mostrando um acervo documental que retrata estes 14 anos de percurso galerístico.

Por entre pintura, objetos artísticos, instalações, filmes e documentos inéditos, o espectador é conduzido no enredo que retrata o nascimento e o desenvolvimento da galeria, os seus espaços, as suas opções estéticas e curatoriais, evidenciando-se a estruturação e sedimentação dos diferentes caminhos que a caracterizam hoje.

Assinalam-se ainda os 14 anos das edições artísticas da galeria, que somam já mais de 150 títulos lançados e aos quais se juntou recentemente o 1º Volume da monumental obra que Isabel Meyrelles realizou ao longo de 30 anos e que agora também se expõe: “Poéticas  Pós-Pessoa - Antologia do Surrealismo e suas derivações em Portugal”.

bn 14