Perve Galeria

Exposição: Homenagem a Cruzeiro Seixas | 9.2 > 24.3.2012

Cruzeiro_Seixas_bn_gr

PERVE GALERIA | Localização: mapa | HORÁRIO: 2ª feira a Sábado, das 14h às 20h   
As Galerias Perve, em Alfama e Alcântara, inauguram no dia 9 de Fevereiro uma exposição antológica dedicada à vida e obra plástica de uma das figuras primeiras do movimento surrealista português: Cruzeiro Seixas, que completou recentemente o seu 91º aniversário.

A exposição, que decorre até ao dia 24 de Março de 2012, congrega um vasto conjunto de obras exemplificativas do percurso do autor. Retrocede ao final dos anos 40 do século XX, momento em que, juntamente com Mário Cesariny e demais companheiros, Cruzeiro Seixas fundava o anti-grupo português “Os-Surrealistas”; recorda a sua passagem por África nos anos 50 e 60 e o seu posterior regresso a Portugal.

Cerca de uma centena de obras originais e um filme documental retratam o homem e o pintor e proporcionam uma viagem através do tempo que nos permite reconhecer as forças impulsionadoras do Surrealismo em Portugal. Uma oportunidade para conhecer ou redescobrir o universo e a genialidade de um dos artistas plásticos portugueses mais importantes e influentes da sua geração.