Perve Galeria

Hereros Angola - Exposição de Sérgio Guerra é apresentada em São Paulo - Brasil

Hereros_SP_CCN_

HEREROS, de Sérgio Guerra, mostram-se em São Paulo (Brasil), depois de passarem por Lisboa e Luanda

A exposição "Hereros - Angola" do fotógrafo brasileiro Sérgio Guerra, apresentada em Agosto passado na Perve Galeria de Alfama e no Museu de História Natural em Luanda, encontra-se agora patente no Museu Afro Brasil, em São Paulo até 24 de Julho de 2011. 

A mostra, que alcançou enorme sucesso em Lisboa, traz à cidade de São Paulo a magia do quotidiano desse povo mítico que Sérgio Guerra exalta através de um fascinante trabalho fotográfico fruto da recolha que empreendeu nas províncias do  Cunene, Namibe e Huíla, no sul de Angola, onde habitam os vários subgrupos étnicos Herero.

Com curadoria assinada pelo próprio director do Museu Afro-Brasil, o reputado comissário Emanoel Araujo, a exposição foi ampliada e incorporaram-se elementos etnográficos dos próprios Herero, algo inédito pois que esses povos não produzem artefactos para comercialização, apenas os destinando ao seu uso particular, dos próprios.

Testemunho vivo das práticas, dos ritos e das crenças deste povo, a mostra é expressão de um denso e apaixonante trabalho artístico-fotográfico e constitui-se como um núcleo documental de elevado interesse científico que retrata o quotidiano desta comunidade ancestral durante muito tempo desconhecida entre nós.

A exposição, significativamente maior do que as ocorridas em Lisboa, reúne mais de centena e meia de fotografias impressas em grande formato, a par com vídeos que mostram o processo de recolha do material e de uma impressionante vídeo-instalação onde, como que levitando, uma mulher Herero fala no seu dialecto directamente ao espectador. Pode ser visitada de 3ª feira a Domingo, das 10h às 17h.

Informações adicionais em: www.museuafrobrasil.org.br

>>> Clique para ver: Obras de Sérgio Guerra em Acervo na Perve Galeria | Inauguração em São Paulo