Perve Galeria

Eu-próprio os outros | 15.03 > 16.04.2011

Banner eu proprio img

PERVE GALERIA | Localização: mapa | HORÁRIO: 2ª feira a Sábado, das 14h às 20h
 

A exposição "Eu-próprios o outros", inaugurou dia 15 de Março 2011 às 18h30 na Perve Galeria de Alfama, com obras de Alfredo Luz, Cruzeiro Seixas e Jorge Pé-Curto, sobre desenhos originais de Mário Botas.

A exposição decorreu até dia 16 de Abril e fez simultaneamente uma homenagem a 3 Mários falecidos (Sá-Carneiro, Botas e Cesariny). Apresentou 25 desenhos originais, inéditos, de Mário Botas (artista plástico e médico, prematuramente falecido em 1983, com apenas 30 anos de idade), a par com a reinterpretação da sua obra feita pelos 3 artistas que se juntaram para realizar esta mostra, Alfredo Luz, Cruzeiro Seixas e Jorge Pé-Curto, que criaram um total de 45 pinturas e 9 esculturas feitas especificamente para esta exposição, tendo por base os desenhos originais.

Mário Botas, recorde-se, dedicou os últimos anos da sua vida a uma criação artística magnificente, depois de descobrir que era portador de um Leucemia incurável, e postumamente viria a ser aplaudida pela crítica e reconhecido como um marco na história das artes visuais em Portugal.

Marcaou a inauguração, o lançamento de um livro-objecto artístico de edição limitada a 150 exemplares, assinados e numerados pelos autores e pela Fundação Mário Botas, em representação do autor. O livro-objecto, com pintura de Alfredo Luz e de Cruzeiro Seixas, sobre desenhos de Mário Botas, evoca também a obra de Mário Cesariny e de Mário de Sá-Carneiro (de quem se publicou, no livro-objecto, a novela poética "Eu-próprio o outro", que serviu ainda para título, ampliado, da mostra). Patente até 14 de Abril. Curadoria: Carlos Cabral Nunes.