Perve Galeria

Exposição Recordatório

Banner_Shikhani_Malangatana_3

Exposição "Recordatório"
nas galerias Perve em Alfama (2ª-Sáb. das 14h às 20h) e Alcântara (sob marcação) evoca Malangatana, Shikhani e Aldina
.

 >>> Clique para ver: Obras em Exposição em Alfama | Obras em Exposição em Alcântara | Imagens da Exposição nas Galerias | Biografia de Malangatana | Biografia de Shikhani

A Exposição Recordatório” manteve-se em exibição nas Galerias Perve em Alfama e Alcântara até ao dia 22 de Janeiro de 2011. A exposição integrou obras de Malangatana, Shikhani e Aldina e evocou estes nomes fundamentais da arte da Lusofonia, recentemente falecidos. Malangatana e Shikhani, ambos Moçambicanos e contemporâneos, unia-os o parentesco mas mais do que tudo, unia-os uma visão artística e um desígnio comum: o de projectar internacionalmente as artes do espaço Lusófono, partindo de África. E ajudar ao desenvolvimento do seu país.

Algumas das obras iniciais de Malangatana poderam também ser vistas na exposição "As Áfricas de Pancho Guedes" que esteve patente no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, até 8 de Março 2011.

Recordamos que ao longo dos anos, desde a fundação da Perve Galeria no ano 2000, tem sido dado destaque sistemático a estes artistas, tendo sido Shikhani representado em exclusivo pela Perve Galeria desde 2003 e objecto de um documentário. Recentemente foram expostas obras de ambos na exposição itinerante "Lusofonias | Lusophonies", apresentada em Novembro na Galeria Nacional de Arte do Senegal, em Dacar, e na Arte Lisboa.

A exposição assinalou também o 90º aniversário de Cruzeiro Seixas, com obras de autores surrealistas nacionais e internacionais e integrou também uma extensão da exposição "Lusophonies | Lusofonias" da qual Cruzeiro Seixas participou, sobretudo com obras do período em que viveu em Angola na década de 50 do século passado.