Lusofonias | De 11 a 23 de Novembro de 2010 em Dakar
A exposição internacional itinerante "Lusofonias | Lusophonies" fez a sua primeira apresentação no continente africano. A inauguração decorreu no dia 11 de Novembro, às 18h na Galeria Nacional do Senegal em Dakar.
O projecto “Lusofonias | Lusophonies” tem a curadoria de Carlos Cabral Nunes, surgiu de um convénio entre a Perve Galeria e a Embaixada de Portugal em Dakar, e propõe, através da cedência de obras de arte que fazem parte da colecção da Perve Galeria, a divulgação de um espólio artístico que permite várias leituras sobre a obra dos artistas participantes e, consequentemente, sobre a partilha de identidades no espaço da lusofonia.
A exposição conta com o apoio do Instituto Camões e introduz a arte da lusofonia fazendo a separação entre a produção realizada antes das independências nos PALOP e o desenvolvimento artístico após a instalação dos regimes soberanos naqueles países, estabelecendo-se a ponte para as novas gerações de artistaslusófonos.
Todas as obras integradas abordam a temática da lusofonia numa perspectiva de enquadramento da sua matriz miscigenada e os autores participantes têm em comum a sua ligação, seja vivencial, seja estético-formal, às raízes africanas e/ou brasileiras.
Autores em Exposição: António Quadros (Pt), Cruzeiro Seixas (Pt), Malangatana (Mz), Manuel Figueira (Cv), Mário Cesariny (Pt), Pancho Guedes (Pt) e Shikhani (Mz);Abílio Nhate (Mz), Albino Moura (Pt), Luisa Queirós (Cv), Márcia Matonse (Mz), Miro (Mz), Paulo Kapela (Ao), Pedro Wrede (Br) e Reinata Sadimba (Mz) e Ana Silva (Ao), Cabral Nunes (Mz), Gabriel Garcia (Pt),Idasse (Mz), Isabella Carvalho (Br) e João Garcia Miguel (Pt).