Perve Galeria

Iniciativas do 2º Encontro de Arte Global Perve Início

Nesta secção pode encontrar artigos realtivos ao 2º Encontro de Arte Global que se realizou em Lisboa, no Panteão Nacional, na Perve Galeria, no ISPA e no edifício da Junta de Freguesia de Stº Estêvão, entre Novembro de 2008 e Janeiro de 2009.

2º Encontro de Arte Global

2 EAG Bn2Decorre de 1 de Novembro de 2008 a 31 de Janeiro de 2009 o 2º Encontro de Arte Global, 9 anos após a 1ª edição. A inauguração Oficial está marcada para dia 15 de Novembro, às 16h no Panteão Nacional, Lisboa. Aí podem ver-se as exposições "Albergue da Liberdade", homenagem a Mário Cesariny e "Mobility - Re-reading the future", reunindo obras de 20 artistas oriundos de 5 países europeus. Segue-se às 19h a abertura da exposição "Sem título há 20 anos" de João Garcia Miguel na Perve Galeria.

Não perca ainda: - Entre os dias 4 e 18 de Novembro, realiza-se o 1º de dois ateliês de Arte Global dirigidos por Chris Hales. Ver conceito+info. Para acompanhar o dia-a-dia do ateliê, clique: +info
- Em Dezembro e Janeiro, realiza-se o Ciclo Internacional de Performance-arte e a exposição documental sobre os encontros de Performance realizados em Portugal há 20 anos (+info). Curadoria: Fernando Aguiar. 
- Arte Global: Contributos para a reflexão de Chris Hales (ver), Fernando Aguiar (ver), Olga A. Marcinkiewicz (ver).

Albergue da Liberdade em exposição no Panteão Nacional até 1 de Fevereiro

albergue2 panteao

>>> Clique para ver: Imagens do Albergue no Panteão Nacional

"Albergue da Liberdade" é uma estrutura arquitectónica idealizada pelo arquitecto modernista português Pancho Guedes e expõe actualmente parte do espólio artístico da Perve Galeria dedicado ao Surrealismo em Portugal e centrado na figura de Mário Cesariny de Vasconcelos.

A mutação do nome desta estrutura arquitectónica de "Lisboscópio" para “Albergue da Liberdade”, constitui uma homenagem ao Surrealismo Português numa altura em que a maioria dos seus protagonistas já desapareceram sem que contudo ainda não lhes tenha sido feita inteira justiça. 

Do ponto de vista orgânico, a obra incorpora obras de autores surrealistas, servindo-lhes de albergue,  de refúgio, incorporando os seus rostos, as suas palavras poéticas e contestatárias e os sons dos seus espaços vivenciais reproduzidos em três documentários inéditos. Há nela uma múltipla dimensão exterior (de cidade/atelier/quarto/castelo surrealista) e uma unívoca dimensão interior (o caminho identitário comum em torno das 2 exposições colectivas de 1949 e 1950).

Essa mesma imagem dúplice está patente no revestimento, ocultação da estrutura que, vista do exterior, se assemelha a um abrigo gigante, pela sensação imagética de um espaço familiar, misto casa-atelier surrealista, com os seus elementos icónicos aludindo à presença de Mário Cesariny, fundador do grupo, e alguns dos seus mais diletos companheiros: Cruzeirso Seixas, Fernando José Francisco, José Escada, Rik Lina, Natália Correia, Jorg Remé e Mário Henrique Leiria.

 

Read more: Albergue da Liberdade em exposição no Panteão Nacional até 1 de Fevereiro

Ateliê de Arte Global

Resultados do 1º e 2º Ateliê

logo reduzido tres up

Conheça os resultados do 1º e 2º Ateliê de Arte Global que decorreu em Lisboa sob a orientação de Chris Hales. Clique nas seguintes opções:

1º ATELIÊ DE ARTE GLOBAL, De 4 a 18 de Novembro 2008

2º ATELIÊ DE ARTE GLOBAL, De 19 a 28 de Janeiro 2009

FILMES INTERACTIVOS - Trabalhos desenvolvidos por Chris Hales

  


 Inscrições Abertas

2 EAG Bn2

Estão abertas inscrições, até dia 10 de Janeiro 2009, para o 2º ateliê de Arte Global com Chris Hales que decorre em Lisboa entre 19 e 28 de Janeiro de 2009. Para ver o  conceito e regras de inscrição clique aqui. Para acompanhar como foi dia-a-dia do 1º ateliê de Arte Global, que decorreu entre 6 e 18 de Novembro, clique aqui. Carregando em "continuar" pode ler a descrição do que se pretende dos Ateliês de Arte Global.

Os ateliês de Arte Global decorrem entre 6 e 18 de Novembro e entre 19 e 28 de Janeiro. Serão dirigidos por Chris Hales em parceria com Carlos Cabral Nunes, João Garcia Miguel, Fernando Aguiar, Vitor Rua e Stanislav Miler (interactivamente e em tempo-real, via internet).

 

Read more: Ateliê de Arte Global

Ciclo Internacional de Performance | 16 Jan - 17h30 - Panteão Nacional

 

Performance FA BnNo dia 16 de Janeiro, às 17h30 no Panteão Nacional, tem início a 4ª sessão do CICLO INTERNACIONAL DE PERFORMANCE do 2º Encontro de Arte Global, com as intervenções a cargo de  Hans Calvin & G.J. de Rook, da Holanda, Pilar Talavera, do Perú e Larissa Ferreira, do Brasil. Às  21h30, abre nova sessão com intervenções de Carlos Cabral Nunes/ Numanépa, de Portugal, Emilio & Franca Morandi, de Itália, Günter & Colette Ruch, da Suíça e Nieves Correa, de Espanha. As próxima sessão encontra-se agendada para o dia 17 de Janeiro (clique em continuar, mais abaixo, para ver o programa completo).

Nesta iniciativa, inclui-se uma Mostra Internacional Performance-vídeo, que inaugurou no dia 20 de Dezembro de 2008 e é apresentada no Panteão Nacional até ao fim de Janeiro de 2009.

Ainda no âmbito do 2º Encontro de Arte Global, inaugura no dia 17 de Janeiro, às 16h30, também no Panteão Nacional, a Exposição Documental sobre PERFORM'ARTE - I Encontro Nacional de Performance (1985) e sobre o II ENCONTRO NACIONAL DE INTERVENÇÃO E PERFORMANCE (1988).

Participam no CICLO INTERNACIONAL DE PERFORMANCE artistas de Portugal, Itália, México, Espanha, França, Suíça, Letónia, Hungria e do Brasil.   

>>> clique aqui para ver imagens dos autores

Read more: Ciclo Internacional de Performance | 16 Jan - 17h30 - Panteão Nacional

Exposição de “Cadavre-Exquis” evocando Mário Cesariny

Cadavre-exquis realizado por Cruzeiro Seixas, Cesariny e Fernando José Francisco (2006)

No Panteão Nacional, entre 23/01 e 01/02 podem-se ver 21 trabalhos realizados em 2006 e 2008 pelos visitantes das exposições “Cesariny, Cruzeiro Seixas, Fernando José Francisco - e o passeio do cadáver esquisito” e  "Albergue da Liberdade", elaborados sob proposta da Perve Galeria e seleccionados agora pelo curador do 2º Encontro de Arte Global.  

A  técnica empregue nestes trabalhos foi usada no início do século pelo movimento surrealista francês e também desenvolvida em Portugal por Mário Cesariny e artistas seus contemporâneos e promove a construção de uma obra de autoria conjunta,  fundada na intuição, emoção e espontaneidade, mais que no raciocínio, resultando num trabalho por vezes surpreendente.

 Visite a exposição e participe do “Cadavre-Exquis” multimédia interactivo desenvolvido por Chris Hales. Um artista inglês que desenvolve há mais de 15 anos o conceito de interactividade e não-linearidade multimédia e que, seguindo as premissas dos surrealistas, concebeu uma aplicação multimédia interactiva que permite aos visitantes criar um "cadavre exquis" de forma inovadora, recorrendo ao suporte vídeo como ferramenta criativa.