Exposições e Iniciativas
Obstinada.mente | Casa da Liberdade - Mário Cesariny & Perve Galeria | 17.12.2024 - 18.01.2025
PT| É com grande prazer que se anuncia a inauguração, no próximo dia 17 de dezembro entre as 17h e as 20h, na Casa da Liberdade - Mário Cesariny e na Perve Galeria, em Alfama, da exposição Obstinada.mente, mostra antológica da artista canadiana, radicada em Lisboa, Renée Gagnon (n. 1942), cujas obras atravessam décadas e exploram temas que vão desde a transformação dos resíduos industriais até a reinterpretação das paisagens e do património cultural.
A artista estará presente para a ocasião, acompanhada do curador Carlos Cabral Nunes.
Patente até 18 de janeiro, esta exposição abarca as séries mais marcantes da artista, realizadas desde os anos 1970 até à atualidade, incluindo as emblemáticas fotografias e pinturas inspiradas nos Musseques de Luanda.
ENG| It is with great pleasure that we announce the opening, on 17 December between 5pm and 8pm, at Casa da Liberdade - Mário Cesariny and Perve Galeria, in Alfama, of Obstinada.mente, an anthological exhibition by Renée Gagnon (b. 1942), a Canadian artist based in Lisbon, whose works span the decades and explore themes ranging from the transformation of industrial waste to the reinterpretation of landscapes and cultural heritage.
The artist will be present for the occasion, accompanied by curator Carlos Cabral Nunes.
On show until 18 January, this exhibition covers the artist's most striking series, made from the 1970s to the present day, including her emblematic photographs and paintings inspired by the Musseques of Luanda.
(scroll down for english)
PT|
"Obstinada.mente"
Casa da Liberdade - Mário Cesariny & Perve Galeria, Alfama
17 de dezembro 2024 - 18 de janeiro 2025
3.ª - sábado: 14h - 20h
No dia 17 de dezembro, inaugura-se na Casa da Liberdade - Mário Cesariny e na Perve Galeria, em Alfama a exposição “Obstinada.mente”, mostra antológica da artista canadiana, radicada em Lisboa, Renée Gagnon (n. 1942), cujas obras, que abrangem a fotografia, a pintura e a serigrafia, atravessam décadas e exploram temas que vão desde a transformação dos resíduos industriais até a reinterpretação das paisagens e do património cultural. Patente até 18 de janeiro, esta exposição abarca as suas séries mais marcantes, incluindo as emblemáticas fotografias e pinturas inspiradas nos Musseques de Luanda.
Renée Gagnon nasceu em Montreal, Canadá, e vive atualmente em Lisboa. Formada em Pintura pela Escola de Belas Artes de Montreal, prosseguiu os estudos na Escola do Louvre, em Paris, e na Grande Chaumière, onde trabalhou com o pintor Aujame. Em 1970, mudou-se para Lisboa, onde desenvolveu técnicas de serigrafia em telas de grandes dimensões. Entre 1972 e 1974, viveu em Luanda, Angola, onde iniciou um estudo documental e plástico sobre os Musseques, bairros autoconstruídos que rodeiam a cidade e que representam uma expressão viva da criatividade e resiliência das suas comunidades. Em 1975, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, aprofundou essa pesquisa, registando com detalhe o engenho dos habitantes em reaproveitar materiais descartados, como tonéis de vinho, chapas de metal, papel, plástico e paus, para construir casas e paliçadas. Este ato de transformar resíduos industriais em habitação revela uma adaptação singular à realidade urbana e subverte as fronteiras entre o funcional e o artístico.
A série sobre os Musseques combina a experiência de Gagnon em pintura e gravura para criar obras em que o contraste entre cores vibrantes e tons monocromáticos captura o impacto do abrasivo sol africano sobre as frágeis estruturas de materiais reciclados. Realizado entre 1975 e 1980, este trabalho é um importante documento histórico e sociológico, além de uma manifestação artística da memória coletiva e da luta pela sobrevivência em tempos de adversidade. Gagnon captou a essência dos Musseques, onde se desfazem os limites entre a natureza e a urbanização moderna. As suas fotografias, algumas recentemente expostas na Sociedade Nacional de Belas Artes, revelam a complexidade destes espaços, com as suas ruelas, portas e janelas que contam histórias de improvisação e engenho humano.
Esta exposição ganha especial relevância por Renée Gagnon ser uma das poucas artistas a trabalhar sobre os Musseques em Angola, antes e após a independência do país, incluindo durante o período da Guerra Civil. Com a aproximação de 2025, ano em que se assinala o 50.º aniversário das independências dos PALOP, a sua obra torna-se ainda mais importante para a compreensão deste legado cultural.
Na Perve Galeria estará patente a série dedicada aos musseques de Luanda, Angola, resultado do extenso trabalho de investigação realizado pela artista, que abrange os períodos antes e após a independência do país, incluindo os anos marcados pela Guerra Civil, oferecendo um testemunho visual e emocional de um período histórico de adversidades e transformações.
Na Casa da Liberdade - Mário Cesariny serão destacadas outras séries desenvolvidas por Gagnon ao longo da sua trajetória, incluindo aquelas onde explora temas como as antas e oliveiras do Alentejo ou os vestígios de ancestralidade cultural na Europa.
Renée Gagnon (n. 1942, Canadá)
Sem título - série "Musseques" | Untitled - "Musseques" series, 1975/2024
Impressão jacto de tinta em papel de algodão Epson Ultra Smooth, colada em Dibond | Inkjet printing on Epson Ultra Smooth cotton paper, bonded to Dibond
Ed. 1/3
90 x 60 cm
Ref.: RNG001
ENG|
"Obstinada.mente"
Freedom House - Mário Cesariny & Perve Galeria, Lisbon
Dec. 17, 2024 - Jan.18, 2025
Tuesday to Saturday: 2PM - 8PM
On December 17th, the Freedom House - Mário Cesariny and Perve Galeria, located in Lisbon, will open the exhibition "Obstinada.mente", a retrospective of the Canadian artist Renée Gagnon (b. 1942), who is based in Lisbon since the 1970's. Her artworks, spanning photography, painting, and screen printing, traverse decades and explore themes ranging from the transformation of industrial waste to the reinterpretation of landscapes and cultural heritage. Open until January 18th, the exhibition features some of her most impactful series, including the iconic photographs and paintings inspired by the musseques of Luanda, Angola.
Renée Gagnon studied painting at the Montreal School of Fine Arts and continued her education at the École du Louvre in Paris and La Grande Chaumière, where she trained under painter Aujame. In 1970, she moved to Lisbon, where she developed large-scale screen-printing techniques. Between 1972 and 1974, she lived in Luanda, Angola, where she began a documentary and artistic study of the musseques, the self-built neighborhoods surrounding the city, which are a vibrant expression of the creativity and resilience of their communities. In 1975, supported by a grant from the Calouste Gulbenkian Foundation, she deepened this research, meticulously documenting the ingenuity of the residents in repurposing discarded materials such as wine barrels, metal sheets, paper, plastic, and wood to construct homes and fences. This transformation of industrial waste into housing reflects a unique adaptation to urban realities, dissolving the boundaries between the functional and the artistic.
The musseques series combines Gagnon's expertise in painting and printmaking to create works where the contrast of vibrant colors and monochromatic tones captures the impact of the harsh African sun on the fragile structures made from recycled materials. Created between the 1970s and 1980s, this series serves as both a historical and sociological document and an artistic expression of collective memory and the struggle for survival in times of adversity. Gagnon captured the essence of the musseques, spaces where the boundaries between nature and modern urbanization blur. Her photographs, some recently exhibited at the Sociedade Nacional de Belas Artes, in Lisbon, reveal the complexity of these environments, with their narrow streets, doors, and windows, each telling stories of human ingenuity and improvisation.
This exhibition is particularly significant as Renée Gagnon is one of the few artists to have worked on the musseques in Angola before and after the country's independence, including during the Civil War. As 2025 approaches, marking the 50th anniversary of the independence of the Portuguese-speaking African countries (PALOP), her work gains even greater importance in understanding this cultural legacy.
At Perve Galeria it will be showcased the series dedicated to the musseques of Luanda, Angola, the result of extensive research by the artist, which covered the periods before and after the country's independence, including the years marked by the Civil War, offering visual and emotional testimony of a historical period of adversity and transformation.
At Freedom House - Mário Cesariny, other series developed by Gagnon throughout her career will be highlighted, including those in which she explores themes such as the dolmens and olive trees of the Alentejo, in the south of Portugal, or the traces of cultural ancestry in Europe.
Renée Gagnon (n. 1942, Canadá)
Alegro, n.d.
Gravura sobre película fotográfica de acetato pintada, sobre plexiglass | Etching on painted acetate photographic film, on plexiglass
100 x 70 cm
Ref.: RNG049