Exposições e Iniciativas
“L’aprés Midi D’un Faune” na Guarda | 26.9 a 20.12.2015
>>> Clique para ver: Catálogo | Imagens da Exposição |Dossier de imprensa| Imagens em Alta Resolução
Depois do sucesso que contemplou a apresentação em Lisboa, a convite do Teatro Municipal da Guarda (TMG), a CASA DA LIBERDADE - MÁRIO CESARINY apresenta pela 2ª vez, "L’aprés Midi D’un Faune”.
A exposição coloca em diálogo a obra plástica de Manuel João Vieira e Hirondino Pedro e ressurge agora ampliada integrando a interpretação dos emblemáticos painéis de São Vicente que Manuel Vieira realizou em 2010 para o Museu Nacional de Arte Antiga no âmbito da exposição “D’apré Nuno Gonçalves”.
Esta 2ª edição sucede à apresentação inaugurada na capital a 10 de Junho, dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Uma data simbólica, escolhida pelos 2 artistas para ironizarem o espírito de identidade nacional (ou a sua ausência), desde logo na apropriação do poema, em francês, de Stéphane Mallarmé, cujo título é o ponto de partida da exposição.
No momento em que se evidencia a ausência de Portugal na Exposição Universal de Milão, entre muitos outros atropelos cometidos à cultura nacional, e em que o país enfrenta uma espécie de desenraizamento, num gesto de humor, os 2 autores abrem portas a um universo criativo que estimula a reflexão sobre os caminhos a percorrer no futuro do país.
“L’aprés Midi D’un Faune” (a tarde de um fauno), ficou conhecido como marco na história do simbolismo na literatura francesa, tendo também servido de inspiração para a composição “Prélude à l’après-midi d’un faune”, de Claude Debussy e para o bailado homónimo de Vaslav Nijinsky, dois trabalhos de grande significado para o desenvolvimento do modernismo em França. Dizer isto será, provavelmente, dizer muito pouco acerca de uma exposição que promete ser magnificamente irónica.
Apresentação antecedida de concerto de Manuel João Vieira. Apoio: Câmara Municipal da Guarda | Perve Galeria.