Exposições e Iniciativas
APELO pela manutenção em Portugal das obras de Miró (do BPN)
Dia 15 de Janeiro, a partir das 17h, o movimento contra alienação das obras de J. Miró tem como palco a Casa da Liberdade-Mário Cesariny. A petição que o originou é agora a mais activa das petições online
Dando expressão ao movimento gerado em torno da mesma, a CASA DA LIBERDADE - Mário Cesariny acolhe um encontro que congrega comunidade artística, comunidade académica e público, que num ato simbólico se manifestam em prol da sensibilização para esta causa.
No seio das paredes brancas, simbolicamente despidas, da CASA DA LIBERDADE da-se expressão ao enorme pesar que suscita a decisão de venda anunciada, salientando a enorme importância histórica e artística de Joan Miró.
Ao longo dessa tarde e noite, em simultâneo com o desenvolvimento de manifestações artísticas, todas as pessoas terão a possibilidade de deixar o seu depoimento gravado tendo como pano de fundo as portas da casa de Mário Cesariny. Os depoimentos serão compilados e integrarão um filme documental que se pretende que seja difundido em antecipação à votação na Assembleia da Republica que decorre no dia 17 de Janeiro, apos terem sido submetidas as propostas de resolução do PS e PCP.
Além das intervenções artísticas, no espaço é apresentada uma aplicação interativa sobre Joan Miró, realizada pela Universidade Pompeu Fabra.