Perve Galeria

Notícias

Reviver "Os Surrealistas" em Lisboa, 70 anos depois | 26.6 > 7.9.2019

OsSurrealistas70-Bn2

 

Inaugura dia 26 de junho, 18h, a primeira exposição do ciclo "Os Surrealistas", com um tributo a Cruzeiro Seixas intitulado "Construir o Nada Perfeito", no atmosfera m Lisboa (Associação Mutualista Montepio, R. Castilho, nº5).

O ciclo decorre por ocasião da celebração dos 70 anos sobre a 1.ª exposição do anti-grupo surrealista português “Os Surrealistas”, fundado por Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny, acompanhados pelos demais artistas que, na década de 40 do século XX, operaram em Lisboa a maior revolução cultural que o país experimentou na época.

Recordando a célebre exposição que, em 1949, teve lugar na sala de projeções da Pathé Baby, junto à Sé de Lisboa, pretende-se, desta forma, homenagear os membros daquele anti-grupo surrealista português e todos os outros autores que, por via da afinidade artística e intelectual, com eles estabeleceram uma relação nas décadas posteriores.

Sob a curadoria do diretor artístico da Casa da Liberdade - Mário Cesariny, Carlos Cabral Nunes, apresenta-se um conjunto de obras históricas, provenientes da coleção desta instituição, a par com documentação original, em vários suportes, relativa a este movimento artístico, ímpar no contexto nacional.

Acompanha esta apresentação a exibição de uma seleção de filmes sobre os seus membros e o seu percurso artístico, entre os quais os realizados, nos anos 50 do século XX por Carlos Calvet, também ele membro de “Os Surrealistas”.

A exposição no espaço atmosfera m Lisboa dá especial destaque à obra de Cruzeiro Seixas, figura quase centenária e incontornável da história da arte moderna e contemporânea em Portugal e o último elemento vivo do anti-grupo surrealista português.

Além de trabalhos originais deste autor, diversos artistas contemporâneos, nacionais e internacionais, dão corpo a esta celebração, homenageando o "gesto" precursor de "Os Surrealistas", através da criação de obras que configuram uma espécie de recontextualização / releitura da obra de Cruzeiro Seixas.  Catálogo: [Versão PDF]

 


Outros Locais:

Surrealismo em 1949 // na Perve Galeria // Inauguração: 29 junho, 18h // mostra um núcleo histórico maioritariamente composto por obras realizadas por “Os Surrealistas” na década de 1940. | Local: Rua das Escolas Gerais, 17-19, Alfama. Catálogo: [Versão PDF]

Conexões e Miscigenação até 1975 // na Casa da Liberdade - Mário Cesariny // Inauguração: 29 junho, 18h // mostra um conjunto de obras produzidas maioritariamente entre as décadas de 1940 e 1970, no contexto dos países africanos de Língua Portuguesa, permitindo compreender a forma como o movimento protagonizado por “Os Surrealistas” na década de 1940 influenciou muitos dos artistas que, nessa época iniciavam os seus percursos. Local: Rua das Escolas Gerais, 13, Alfama. Catálogo: [Versão PDF]

Global(ismo) // na Galeria aPGn2 - A PiGeon too // Inauguração: 2 de julho, 18h // apresenta obras contemporâneas de artistas internacionais cujo trabalho é amplamente reconhecido e aqui presta tributo ao Surrealismo em Portugal. Inaugura em 02 de julho, dia em que, há 70 anos, terminava a marcante exposição inaugural de “Os Surrealistas” portugueses. Local: Av. de Ceuta, no Lote 7, Loja 1, AlcântaraCatálogo: [Versão PDF]